Blog Saboroso

11 de maio de 2011

Dica: Como fazer seu caderno de receitas?

Filed under: Dica — Tags:, — Blog Saboroso @ 15:38

Olá, pessoal!

Se você acha que fazer um caderno de receitas é fácil, vou te contrariar: é bastante difícil! Afinal, não basta pegar um caderno, anotar receitas que parecem boas ou então, para facilitar, fazer um moderno livro de receitas online.

Gente, um receituário é algo muito importante na vida de uma pessoa. Lá você deve guardar apenas as receitas de família (tradicionais), receitas que sua mãe sempre fez e você adora, e receitas que você testou e aprovou. Ah, porque não anotar aquela receita que achei na internet ou vi numa revista, achei bem legal, mas não tive tempo de fazer?

Simplesmente porque você tem que fazer a bendita receita, oras!

Vou dar um exemplo: casei há quase um ano. Felizmente, minha prima Sandra teve a feliz ideia de fazer meu caderno de receita. Lá, ela colocou as receitas tradicionais da nossa família (como um molho de pimenta maravilhoso da nossa querida vó Santa) e receitas que ela costuma fazer em sua casa e são o maior sucesso. Só receitas testadas e aprovadas. Aí peguei meu caderninho e levei para a minha mãe, que completou com as receitas dela que eu mais amo.

Enfim, vamos ao que interessa: como fazer um caderno de receitas???

É fácil: compre um caderno. Em papelarias há cadernos próprios para receitas. Ou então, se você for bastante criativa ou tenha o dom do artesanato, compre um caderno simples e aí é só decorá-lo.

DICA 1: Agora faça algo muito importante: divida o caderno entre receitas SALGADAS e DOCES. Depois fica mais fácil para procurar as receitas e isso evita que fique tudo bagunçado.

Em seguida, pegue os cadernos de receitas de gente da sua família: mãe, avó, tia, prima… e anote aquelas receitas que você já conhece e adora. Ou então peça para que elas façam a anotação. É mais fácil para você, além de ser uma forma de guardar como recordação a letra e o carinho dessas pessoas.

DICA 2: Não precisa anotar 50 receitas de uma só vez. É desperdício de papel e duvido que em toda a sua vida você consiga fazer todas elas.

A partir de agora é só com você! No seu dia a dia certamente encontrará receitas interessantes na televisão, na internet, nas revistas. Aproveite um dia mais tranquilo e faça a receita em casa. Gostou? Deu certo? Fez sucesso? Então corra para o seu caderno e anote a sua receita. E se deu errado ou ninguém gostou? Você pode esquecer da receita ou então se arriscar na cozinha e fazer as mudanças que você acha necessárias. De repente vai menos sal, ou mais açúcar, ou menos farinha de trigo… seria legal incluir mostarda, colocar coentro… enfim, faça as adaptações que preferir e, se for aprovada, anote a receita também.

Mas tenha em mente que este caderno de receitas será escrito por toda a sua vida. Tenha calma, paciência e bom senso ao anotar qualquer receita. Você vai achar o máximo um dia fazer para seus filhos aquele bolo delicioso que sua avó fazia. Ou então recepcionar sua família com uma receita que você pegou com uma amiga.

Portanto, fica a minha dica: se dê ao trabalho de fazer seu próprio livro de receitas ou presenteie alguma amiga que vá casar ou ter seu próprio lar. Será algo inesquecível e guardado para sempre. Assim como o meu caderninho de receitas! =]

Você tem alguma história legal envolvendo cadernos de receitas? Então conte para mim por comentário ou por e-mail: loretafn@r7.com.

Obs.: Imagem do blog Trocando Ideia. Adorei o caderno!

Beijo,

Loreta Fagionato.

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Banana Smoothie. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: